Congressos

XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ACUPUNTURA MÉDICA

Neste ano, vou participar como palestrante do Congresso Brasileiro de Acupuntura Médica que será realizado em Recife entre os dias 22 e 25 de novembro. O evento reunirá médicos de todas as especialidades para abordar questões relacionadas ao sistema músculo esquelético, ginecologia e obstetrícia, psiquiatria, neurologia e muitos outros.

Na ginecologia, um dos temas que nos interessa aqui no blog, serão apresentados temas relacionados às queixas frequentes das mulheres como a possibilidade do tratamento da infertilidade com acupuntura, experiência no tratamento da tensão pré-menstrual com acupuntura, a importância da acupuntura no tratamento da síndrome climatérica, hiperêmese gravídica (complicação da gravidez caracterizada por náuseas e vômitos de tal forma graves que provocam perda de peso e desidratação), e tratamento da cefaleia menstrual com acupuntura.

O Congresso apresentará também o III Seminário de Dor com tópicos importantes que afligem 85% da população brasileira, entre eles, diabetes mellitus e dor, atualização no tratamento da dor da Chikungunya, síndrome de dor complexa regional- fisiopatologia, diagnóstico e tratamento, dor visceral, atualização no tratamento das dores neuropáticas, farmacologia no tratamento da dor e muito mais.

O Congresso promete ser inovador também na abordagem de assuntos da maior importância como alimentação, sexualidade, onde diferentes especialistas vão mergulhar em conteúdos polêmicos como: sexo, que força é essa? A química da sexualidade. O desejo sexual. Abordagem sobre a diversidade sexual. Sexo, culpa, religião. Entre o normal e o “anormal”.  Sexo virtual.  Hipersexualidade – O que fazer?

O sexo na terceira idade é, sem dúvida, um assunto muito debatido e que precisa ser desmistificado para que possa ser vivido com mais leveza e prazer, principalmente frente ao aumento da nossa expectativa de vida. Hoje, vivemos mais e precisamos nos preparar para desfrutar saúde e bem estar de forma integral. E o sexo faz parte da nossa harmonia energética. Por isso, a temática a respeito da diminuição ou ausência do desejo sexual é sempre suscitada para aprendermos mais sobre nós mesmos e compreendermos qual o caminho a seguir.

Estarei divulgando aqui a repercussão de todos esses temas e trazendo muitas novidades sobre o que será apresentado durante o congresso.

Acompanhem!

Um grande abraço,

Márcia Yamamura