Estive no México, recentemente, para ministrar workshops sobre a técnica Sistema Yamamura de Acupuntura, um microssistema idealizado pelo Prof. Dr. Ysao Yamamura que veio atender a uma necessidade do Pronto Atendimento de Acupuntura da Unifesp, no Hospital São Paulo, serviço esse que temos desde 1998.

Com a grande demanda e fila de espera no Pronto Atendimento, tivemos que ter maior domínio da técnica de acupuntura para que além de um diagnóstico preciso, a escolha dos pontos fosse bastante certeira e de ação imediata.

O serviço de Pronto Atendimento de Acupuntura do Hospital São Paulo atendeu mais de 20 mil pacientes, no ano passado, entre crianças e idosos, com efeito significativo na mensuração da dor, entre o pré-tratamento e o pós-tratamento, com duração do efeito de 3 a 7 dias ou mais.

Várias técnicas de acupuntura são utilizadas com o uso mínimo de pontos e com efeito imediato de analgesia clínica, através da técnica Sistema Yamamura de Acupuntura (SYA/EPM), criado e desenvolvido no Setor de Medicina Chinesa-Acupuntura da Escola Paulista de Medicina, pelo Prof. Dr. Ysao Yamamura.

A maioria dos casos atendidos está relacionada a dores no sistema musculoesquelético como cervicalgia, lombalgia, ombralgia, hérnia de disco lombar e cervical, gonalgia plantalgia e outras dores, incluindo as algias viscerais como cefaleia, cólica menstrual, dor renal, dor biliar, dor abdominal, dor pélvica, causadas por estados emocionais de ansiedade, tristeza e raiva.

No Pronto Atendimento utiliza-se também as modificações realizadas no conceito de Meridianos Distintos e Curiosos com amplo efeito clínico, evidenciando grande componente emocional na gênese de dores e doenças do sistema musculoesquelético e de órgãos internos.

Nova concepção dos Canais Distintos e Curiosos.

Os Canais Distintos são responsáveis por carregar energia emocional, com ação em pacientes que sofrem de distúrbios energéticos e emocionais. Já os Curiosos são usados em patologias crônicas em pacientes mais idosos, pois carregam energia Jing. A boa indicação desses canais pode promover alívio imediato de dores e reequilíbrio energético.

A acupuntura sistêmica consegue ser eficaz em apenas 70% dos casos, e com a integração dos Canais Distintos e Curiosos a gente consegue aumentar essa eficácia para 100%.

Todo microssistema é mais eficaz e assertivo do que a acupuntura sistêmica, pois o efeito dele não é apenas paliativo ou sintomático e sim tratativo.

Os workshops contemplaram os novos conceitos sobre Canais Distintos e Curiosos de forma integrada, ampliando o raciocínio médico para chegar ao diagnóstico e a escolha de pontos, como ferramenta fundamental para o médico acupunturista.

Nota-se na prática que os pacientes melhoram imediatamente, e as limitações de movimento e dor cessam na hora, é claro que considerando-se o nível de adoecimento do paciente, as características da dor, se é um quadro crônico ou agudo, mas o efeito é imediato e muito satisfatório. Normalmente, os pacientes relatam de 85% a 100% de melhora imediata.

Em breve, vou publicar aqui no blog alguns trechos do workshop para que todos possam ter acesso às informações sobre o trabalho no México e o que a técnica pode proporcionar como alívio e cura da dor.

Acompanhem!

Um grande abraço,

Márcia Yamamura

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here