A Menopausa

Ela chega entre os 45 e 55 anos. A menopausa é a última menstruação e fim da produção dos óvulos que são liberados ao longo da fase reprodutora da mulher. É um momento importante, onde diversas mudanças ocorrem no seu organismo e alguns sintomas da TPM voltam mais acentuados e de forma prolongada.

Ansiedade, depressão, insônia, dores de cabeça, falta de libido, irritabilidade e aumento da sensação de calor são alguns dos principais sintomas da Menopausa. Esses efeitos causam, além do desconforto, dificuldades para realizar atividades do dia a dia e também para se relacionar socialmente. Alguns médicos recomendam o repouso continuo e alguns remédios para controlar esses efeitos, entretanto, um estudo realizado na Universidade de Compenhagem na Dinamarca mostrou como a acupuntura pode controlar e aliviar esses feitos.

Como a Acupuntura alivia os principais efeitos da menopausa

Os pesquisadores recrutaram 70 mulheres que estavam no período da menopausa. Todas foram submetidas a sessões de 15 minutos de acupuntura durante cinco semanas. Ao final do tratamento elas responderam algumas perguntas para avaliar os sintomas da menopausa. Esse questionário foi respondido antes do estudo e depois de 3, 8, 11 e 26 semanas de tratamento. Após 2 semanas de tratamento 80% das mulheres sentiram melhoras nos sintomas, principalmente nas fortes ondas de calor.

Os pesquisadores concluíram que a acupuntura aumenta a eficácia do tratamento dos principais sintomas da menopausa. É uma opção otimista para as mulheres que não desejam usar o tratamento hormonal para aliviar sintomas e melhorar a qualidade de vida durante esse período.

Viva bem e sinta-se bem

A menopausa faz parte do ciclo da vida da mulher e deve ser encarado como um momento importante e a acupuntura é um aliado fundamental para viver bem esse momento e com qualidade de vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here