Esse estudo que será apresentado American Academy of Neurology’s 71st Annual Meeting (71ª Reunião Anual da Academia Americana de Neurologia), revela em seu abstract que a apneia do sono promove um acúmulo da proteína tóxica tau, um marcador biológico da Doença de Alzheimer.

A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) compromete a qualidade do sono, causado um sono com interrupções, ou chamado de despertares, pois as vias aéreas estão parcialmente ou totalmente obstruídas. Ela predispõe a outras doenças potencialmente graves e letais como hipertensão, insuficiência e alterações no ritmo cardíaco, diabetes, derrames e etc. A SAOS é muito comum, dos 30% da população que apresentam apneia, 80 a 90% não possuem diagnostico. Ela ocorre por inúmeros fatores, dentre os quais o relaxamento dos músculos da garganta e língua, amídalas e adenoides grandes, sobrepeso e obesidade, etc. Os principais sintomas, sem dúvida, são os roncos (pela obstrução parcial de ar) e a sonolência diurna causada pelos despertares e pela falta de oxigenação adequada. Mas há também o desconforto no peito e sensação de sufocamento, acordar com a boca seca ou dor de garganta pela manha, alterações no humor e na personalidade, dificuldade de concentração e alterações na libido e no desempenho sexual.
O tratamento engloba medidas do estilo de vida como não fumar, não beber, estar no peso adequado e levantar a cabeceira da cama. Outros são mais radicais, como a correção das alterações nasais, remoção do tecido abundante no palato mole e úvula, e até uma plástica na língua para reduzir seu tamanho. O uso de máscaras com oxigênio pode causar fobia e ressecamento das vias aéreas.

A acupuntura auxilia no tratamento das rinites e sinusites, causas frequentes da SAOS, assim como trata a diminuição do tônus muscular da garganta e língua, também causas da apneia.
É muito importante tratar as doenças secundarias, como diabetes, hipertensão, sobrepeso e obesidade e a acupuntura é muito eficaz para esse fim. Tratar dos neuro-hormônios, como a serotonina, dopamina e etc., ajuda a modulação do SNC que estarão em alerta pela baixa oxigenação.

O sofrimento causado pela hipóxia e pelos despertares, pode predispor a outras doenças como a de Alzheimer, sugerido pelo estudo mencionado. A acupuntura não possui efeitos colaterais importantes, é bem tolerada e devolve a qualidade de vida do paciente com SAOS.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here