O outono chega. Despedida do sol radiante e céu azulado tão bonito; as folhas secas chegam, nuvens, clima mais seco e noites mais frias. Com isso, nariz escorrendo e espirros frequentes. Quem tem rinite, asma e filho pequeno, sabe quão sofrida pode ser essa época. Isso porque o frio vem acompanhado de mudanças bruscas e repentinas de temperatura, e que combinadas com aumento da umidade do ar e pouca ventilação, cria condições perfeitas para multiplicação de agentes infecciosos que causam irritações e doenças no sistema respiratório.
Higiene pessoal e ambiental são mandatórias para assegurar que fiquemos livre desse incomodo trazido pelo outono. Quem já tem alguma condição, é importante tratar no período intercrises, para que quando a crise venha, ela seja mais branda ou nem aconteça.
A acupuntura pode ajudar no manejo das doenças do trato respiratório e na imunidade, como já falamos em outro post. Ela ajuda, inclusive os pequenos, a ficarem livres das rinites e da tal indesejada asma. Claro que deve-se passar em consulta no médico e ele avaliará a real condição do paciente e os benefícios de cada tratamento. Para fazer acupuntura, ainda mais nos pequenos, procure um acupunturiatra, o médico especialista em acupuntura. Não suspenda medicamentos nem se automedique por conta própria, isso pode causar danos à sua saúde.

Confira aqui algumas dicas:
– Evite ambientes fechados e com grande concentração de pessoas; claro que é inevitável, então, higienize suas mãos sempre;
– Higienize os ambientes com frequência, passando aspirador de pó seguido de pano úmido;
– Invista na vitamina C e na alimentação saudável;
– Hidrate-se regularmente;
– Feche as janelas na hora do banho, para evitar exposição a bruscas mudanças de temperatura mas deixe-as abertas durante o dia para que haja circulação do ar;

Ao sinal de qualquer sintoma, procure o médico.
Quer saber mais? Acesse o Canal Acupuntura no YouTube.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here