O Brasil de gente alegre e festiva como acreditamos, figura entre os 10 países de maior coeficiente de suicídios no mundo, sendo a terceira causa de morte na faixa etária de 15 a 29 anos, depois dos acidentes e homicídios. Ainda que a taxa de suicídio do Brasil seja mais baixa que a de outros países da América, entre 1980 e 2014, houve um aumento de 26% do suicídio de jovens. Entre os idosos e pessoas de meia-idade, os índices avançaram muito mais: 215,7% entre 1980 e 2014.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de um 1 milhão de pessoas por ano, cometem suicídio, ou seja, uma morte a cada 40 segundos. Apenas 28 países relatam possuir uma estratégia nacional para isso. No ano de 2020 esse número poderá chegar a 1,5 milhão. De cada um suicídio consumado, 10 a 20 pessoas tentam pôr fim a sua existência. De acordo com a agência das Nações Unidas, 75% dos casos envolvem pessoas de países onde a renda é considerada baixa ou média.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorComo identificar os sinais de depressão
Próximo artigoÉ possível controlar pensamentos negativos?
Dra. Márcia Yamamura
Sou médica pediatra, com especialização em infectologia pediátrica e professora da Escola Paulista de Medicina, com diversas especializações em acupuntura. Minha missão é difundir o conhecimento da Medicina Chinesa e os benefícios da acupuntura para toda a população.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here